Translate

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Pandoro - Passo a passo



A preparação do Pandoro é um poco longa e elaborada devido ao complexo processo de fermentação e requer dois dias de preparação. Mas o esforço é recompensado pela satisfação de desfrutar de uma fatia deste bolo caseiro natalício.


O Pandoro tem a forma de uma estrela de cinco potas e o interior é macio e dourado. 
OBS: pode ser encontrado também na versão de 8 pontas.


É uma tradição italiana comer o Pandoro no Natal. A receita tem suas raízes em Verona. E é uma alternativa saborosa para o clássico Panettone.


INGREDIENTES PARA 1 PANDORO DE APROXIMADAMENTE 1 KG:


450 g de farinha de Manitoba (farinha forte) ou farinha de trigo especial que tenha um percentual de proteína alto (característica da farinha forte) - no Brasil será difícil encontrar com mais de 7% de proteína. 




18 g fermento biológico



125 g de açúcar + mais 1 colher (de sopa) de açúcar 



3 ovos inteiros



1 gema



sementes de 1 fava de baunilha (abra a fava e raspe as sementes) ou algumas gotinhas de essência baunilha.



1 pitada de sal 



170 g manteiga em temperatura ambiente



60 ml de leite  + três colheres (de sopa) de leite




Antes de tudo, para facilitar o trabalho e não se perder no passo a passo, separe  e pese todos os ingredientes para cada passo da receita.



PREPARO:




Primeiro passo:

Em uma tigela pequena dissolva 15 g de fermento em 60 ml de leite morno, adicione 1 colher de sopa de açúcar, 1 gema, em seguida, coloque 50 gramas de farinha  e misture bem. Cubra essa massa inicial e deixe crescer até dobrar de volume
Levará cerca de 1 hora. 










Segundo passo:

Depois que a massa inicial tiver dobrado de volume, dissolva 3 g de fermento em 3 colheres de leite e misture na massa inicial. Adicione 100 gramas de açúcar, 1 ovo e misture bem. Despeje esta mistura em um recipiente com 200 g de farinha e misture com o auxílio das suas mãos ou com uma colher de pau.







Em seguida, adicione 30 g de manteiga à temperatura ambiente. Amasse para incorporar. Cubra e deixe crescer até dobrar o volume, vai demorar cerca de 1 hora. 






Terceiro passo:

Depois que a massa tiver dobrado de volume, acrescente 200 g de farinha, ovos25 g de açúcar, 1 pitada de sal, sementes da fava de baunilha. Amasse tudo. 
Sove a massa e coloque-a em uma tigela untada com manteiga e deixe crescer novamente até dobrar de volume
Em seguida, coloque a massa na geladeira por 8-12 horas.








Quarto passo:

Passado o tempo em geladeira, coloque a massa uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo para formar um quadrado, no centro da massa em já na forma de quadrado, distribua 140 g de manteiga em temperatura ambiente por cima e depois dobre a massa na forma de um retângulo e coloque na geladeira em um saco plástico por  deixar 15-20 minutos.







Quinto passo:

Retire da geladeira , coloque a massa uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo e depois dobre a massa na forma de um retângulo e coloque na geladeira em um saco plástico por  deixar 15-20 minutos.






Sexto passo:

Após o último descanso da massa, coloque a massa uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo e depois dobre a massa na forma de um quadrado e forme então uma bola com a massa.



Unte as mãos e a forma com manteiga. Pode usar uma forma de panetone que seja alta, caso você não possua a forma própria para Pandoro (uma forma alta com o formato de estrela de cinco pontas). A minha forma tem 20 cm diâmetro e 16 cm altura.


Coloque a massa dentro da forma untada com manteiga cubra e deixe crescer até a borda da forma.



Sétimo passo:
Depois que a massa cresceu até a borda da forma, acenda o forno e coloque dentro uma pequena tigela de água e deixe esquentar até 170° C. 



Quando o forno atingir 170° C, enforne o PANDORO e deixe por 15 minutos nessa temperatura, em seguida, reduza a temperatura para 160° C e cozinhe por mais 50 minutos. 


Faça o teste de palito: espete um palio de dente no Pandoro, se o palito permanece sair úmido deixe no forno mais um pouco, caso contrário, retire o Pandoro do forno e deixe esfriar. 

Então desinforme Pandoro e polvilhe com açúcar de baunilha ou açúcar impalpável, ou açúcar de confeiteiro.