Translate

domingo, 30 de agosto de 2015

Pão sem sova assado na panela - "Massa mole" / pane senza impasto cotto in pentola


O pão pode ser feito de várias maneiras, hoje vou mostrar-lhes um pão assado na panela. O resultado é um pão perfumado, massa com alvéolos e casca crocante.
Uma massa versátil e muito fácil de fazer!



INGREDIENTES:


400 g (3 xícaras) farinha de trigo

440 ml água morna
6 g de fermento biológico (seco)

1 colher pequena de sal (aproximadamente 4 g)

Para essa receita você vai precisar também de uma panela grande e com tampa, que possa ir ao forno

OBS: certifique-se que a sua panela e a tampa possam ir ao forno (que não tenham partes em plástico ou algo que impede de colocá-la no forno)






Misture tudo com auxílio de uma espátula.
Acrescente o sal* no final e misture mais para incorporar.


*Esse processo é importante para preparamos a massa para receber o sal, pois o sal nunca deve entrar em contato direto com o fermento. O sal paralisa a ação do fermento, ou seja, dificulta o crescimento da massa.










A massa fica pegajosa, mas é assim mesmo, não se preocupe.
OBS: a massa deve ficar mole e não liquida. Caso fique muito mole, acrescente farinha aos poucos até dar o ponto de massa pegajosa.


Tampe com um pano limpo e seco. Deixe fermentar de 12 a 20 horas.*
*No inverno eu deixo fora da geladeira. No verão, quando a temperatura ambiente esta alta recomendo deixar na geladeira (fermentação lenta na geladeira: Coloque a massa em um recipiente de plástico com tampa e leve a geladeira, a massa vai crescer lentamente. **Quando for usar a massa, coloque-a em temperatura ambiente e cobertas com um pano, em uma superfície enfarinhada, por pelo menos 1 hora antes de prosseguir com a receita). 




**Prepare uma superfície enfarinhada e com a ajuda de uma espátula, coloque a massa nessa superfície.
 

Com as mãos molhadas, enrole a massa e de a forma arredondada. 




Cubra e deixe crescer por 2 horas. 


Após, e somente se você não tiver uma panela antiaderente, unte a panela com um poco de óleo e farinha de trigo.


Com as mãos, transfira a massa para a panela untada ou panela antiaderente.
Tampe a panela e deixe a massa crescer por mais 20 minutos ou até dobrar ou quase dobrar de volume.

Leve ao forno a 230° C, a panela tampada e com a massa dentro e deixe 30 minutos com a tampa, após, retire a tampa e deixe por mais 20 minutos. Deve ficar com a casca dourada.



O corte superficial na massa ajuda a dar uma aparência mais bonita no pão.


Quando retirar a tampa da panela a dica é dar uma borrifada de água no forno quente para criar um vapor e ajudar a casca a ficar mais crocante. Outra dica é usar uma vasilha (que possa ir ao forno) com água quente para criar o vapor que ajudará a deixar a casca mais crocante. 

pão assado em forno elétrico e ventilado.

Coloque o pão sobre uma grade/grelha e deixe esfriar. Isso evita que o pão fique umedecido por baixo por causa do vapor acumulado. Depois do forno, o pão ainda precisa de tempo para finalizar a cocção. Espere pelo menos 30 minutos antes de consumir. Deixe o pão esfriando sobre a grelha.



fiz esse pão em assadeira de cerâmica, em panela de ferro, de barro, de alumínio.... O importante é que a panela seja grande o suficiente para acomodar a massa do pão, que tenha uma tampa e que possa ir ao forno. O uso da panela com tampa no forno serve para que o pão mantenha a sua forma e asse uniformemente.

Esta é uma receita com massa sem sova, mas o método de assar na panela poderá ser utilizado também em receitas de massa mais firme que permite ser sovada.