Translate

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Pettole pugliesi - Receita italiana


                                                                                          
Na tradição Pugliese (Apúlia, Itália), durante as festividades de Natal prepara-se as Pettole (bolinhas de massa fermentada fritas em óleo quente).

As Pettole são preparadas em todas as províncias Pugliese e em algumas zonas da Basilicata: Em Lece é preparada no dia de São Martino, em Taranto é preparada no dia de Santa Cecilia, em Brindisi nos dias 7 e 8 de Dezembro para a festa da Imaculada Conceição e em Foggia na noite da véspera de Natal.

Em Taranto, a partir das 3 horas da madrugada do dia da festa de Santa Cecilia, os Tarantinos (I Tarantini) já estão de pé escutando a banda que passa tocando a celebri pastorali natalizie di compositori cittadini e fritando as Pettole. Meu sogro conta com muita saudade da época que era pequeno e acordava de madrugada com o perfume das pettole e com a musica da banda que passava.

                                                                                         VIDEO DE TG NORBA24 - Taranto Santa Cecilia Bande e Pettole 

PETTOLE PUGLIESI

RECEITA:
500 g de farinha de trigo (preferencialmente farina di grano tenero 00) se não encontrar use farinha de trigo especial.
400 ml de água morna
12 g de fermento biológico fresco ou 3,5 g de fermento seco
1 pitada de sal
Óleo para fritar

PREPARO:
Dissolva o fermento na água e misture com a farinha. Acrescente o sal. Misture tudo para incorporar bem os ingredientes. Trabalhe a massa com as mãos por alguns minutos. A massa fica pegajosa e macia. Se for necessário, acrescente um pouquinho mais de água. Cubra e deixe fermentar a massa por aproximadamente 2 horas.



Coloque óleo abundante em uma panela, quando o óleo estiver quente (mais ou menos à temperatura de 180°C), inicie a fritura. Com o auxílio de uma colher ou mesmo com as mãos, peque pequenas porções da massa e coloque no óleo quente para fritar.



Versão doce: depois de prontos passe-os no açúcar ou no mel.


Versão com alice/acciughe: no momento de fritar pegue uma porção da massa e coloque uma alice/acciughe junto e frite em óleo quente.