Translate

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Horta em casa, cultive essa idéia!



Um cantinho do seu quintal ou um vaso na varanda do apartamento podem ser um ótimo lugar para cultivar uma horta! Vamos, lá! Inicie plantando seus temperos favoritos! A satisfação de usar ingredientes plantados e colhidos por você mesma, não tem preço!

As hortas são a moda "verde" do momento. Não importa se você tem disponível um pequeno canteiro de flores, um terraço ensolarado ou uma pequena sacada: cultivar ervas, legumes e frutas com as suas próprias mãos é uma atividade saudável para o corpo antes de tudo, porque nos permite consumir alimentos saudáveis e frescos, mas também porque nos aproxima ao meio ambiente e nos permite redescobrir o bem-estar interior que só a natureza pode oferecer. E não se esqueça dos benefícios econômicos de não ter que comprar frutas e legumes no supermercado!


Na Itália, quatro em cada dez italianos cultivam horta e pomar em casa. Ter uma horta e um pomar em casa é um interesse crescente com 37% dos cidadãos que dedicam o tempo livre para a jardinagem e a horta, segundo um estudo feito em 2011 pela Coldiretti (principal Organização dos agricultores a nível nacional e europeu).  




Na minha casa, temos uma mini horta cultivada pelo “nonno”, que quando veio da Itália para o Brasil, imediatamente reservou um cantinho do terreno para a horta e para o pomar, que nos traz muitos benefícios e uma grande satisfação! Preparar as receitas usando ingredientes fresco e saudáveis, é realmente um grande diferencial! As receitas ficam mais genuínas e saborosas! As marmeladas com frutas do pomar, as tortas doces e salgadas, as pizzas de verdura, as conservas com tomates, são algumas das várias receitas genuínas que preparamos com os ingredientes do nosso quintal.









No Brasil, já existem projetos de hortas comunitárias em espaços urbanos e em áreas comuns de condomínios. 



Cultive essa idéia! Não importa se você mora em casa ou apartamento, faça uma horta também, nem que seja em vasos de plantas. Inicie plantando seus temperos favoritos!