Translate

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

"Mel" de figos - Melado de figos - Miele di fichi


O “mel” de figos, também chamado melaço de figos, não é um “mel” produzido pelas abelhas. Trata-se de um melado preparado em casa.

O "mel" de figos é produzido pela fervura dos figos em um pouco de água, cozinhando-os até obter-se um produto semelhante à densidade do mel. A sua preparação é longa, mas vale a pena. 

Na Calábria, este produto é tipicamente chamado "miele" di fichi ("mel” de figos). O “mel” de figos é usado em vários produtos da confeitaria de várias regiões da Itália, por exemplo na produção de mostaccioli calabrese (n’zuddhe), cartellate, mandorlate, torrone, ou simplesmente para passar no pão, ou como calda de sorvete, ou na salada de frutas.

Mas, na realidade, este extrato de figos está desfrutando de grande sucesso recentemente como o acompanhamento ideal para carnes e queijos frescos ou envelhecidos, para caramelizar cebolas, para usar no leite, na gemada, etc.
É impossível não tê-lo na despensa.

No passado era usado como um sedativo de tosse. É um ingrediente para muitos usos!



Ingredientes para o mel de figos:

4 kg figos maduros e doces 
água o suficiente para cobrir os figos conforme o procedimento abaixo.


Rende aproximadamente: 800 ml de “mel” de figos.Para quem tem árvore de figos em casa, é uma boa dica de receita!
Procedimento para o "mel" de figo:
Lave bem os figos e corte-os ao meio sem remover a pele. 


Em uma panela grande coloques os figos e cubra com água filtrada e leve-os ao fogo baixo para cozinhar lentamente. Deixe ferver por cerca de 1 hora e meia até que se dissolva a polpa e fique com uma cor caramelo bem clarinho.
Coloque um pano limpo sobre um coador (tipo peneira) e com uma panela por baixo. Despeje os figos ainda quentes no pano. Cubra-os com o pano (formando tipo um saquinho) e coloque um peso em cima. Deixe escorrer toda a noite. No dia seguinte esprema o pano para coar qualquer suco que ainda resta.
Coloque o líquido obtido em uma panela cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Cozinhe até ficar com a consistência de mel. Deve reduzir cerca de 1/3. Esta operação pode demorar cerca de 2 a 3 horas.
Esterilize os potes de vidro e as tampas, colocando-os na água e deixe ferver por 20 minutos.
Coloque o “mel” de figos ainda quente nos frascos esterilizados.
Feche bem a tampa e coloque os frascos para esterilizar novamente. Os recipientes devem ser cobertos com água. Ferva durante 30 minutos e deixe os frascos dentro da água até esfriar.
Este “mel” é conservado em local fresco e escuro.
Se por acaso o “mel” ficar duro dentro do pote, basta aquecê-lo em banho-maria ou adicione algumas colheres de sopa de água fervente.