Translate

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Amatrice - A cidade do spaghetti all' amatriciana

AMATRICIANA
A tradição gastronômica de Amatrice na Itália, é amplamente baseada em seu prato de assinatura, a Amatriciana (molho típico da culinária italiana, preparado à base de molho de tomates, guanciale e queijo pecorino), a receita é conhecida e apreciada em todo o mundo. É também uma receita típica da cozinha romana e está entre os pratos mais populares e mais preparados na Itália.


A receita é de origem camponesa, à base de guanciale e queijo pecorino. O molho era preparado pelos pastores e com os ingredientes produzidos por eles no período de transumância, quando seguiam seus rebanhos.
No preparo da receita, os camponeses usavam somente o guanciale e o queijo pecorino. Estes dois ingredientes ainda são produzidos pelos criadores da cidade de Amatrice, na Itália.

Então, a Amatriciana era originalmente branca (sem molho de tomates)! Mas com a descoberta da América, e o cultivo do tomate, a receita passou a ser preparada com a adição do mesmo.

A propagação do molho amatriciana em escala nacional, ocorreu no século XIX, quando muitos cidadãos da cidade de Amatrice emigraram para a Roma por causa da crise do pastoreio e, encontrando empregos em restaurantes, onde começaram a preparar a receita de seus antepassados, a Amatriciana.


Todos os anos a cidade de Amatrice comemora o famoso prato, fazendo uma festa na cidade. Eles sustentam que é fácil dizer "amatriciana", mas prová-la no lugar que foi inventado é impagável! (“Si fa presto a dire "amatriciana", gustarla proprio nel luogo in cui e' stata inventata non ha prezzo!”)

Neste ano, durante dois dias (27 e 28 de Agosto de 2016) a cidade de Amatrice, na Itália, comemoraria 50ª festa do spaghetti all'amatriciana, que é chamada de “la sagra degli spaghetti all'amatriciana”, os primeiros 50 anos dedicados a essa receita. Toneladas de spaghetti all'amatriciana seriam preparados com matérias primas produzidas por produtores da região e seriam servidos na praça central durante o festival. Mas dias antes, dia 24 de Agosto de 2016, um terremoto, devastou a região central da Itália, deixando cidades inteiras em ruínas, inclusive a cidade de Amatrice.
Depois do terremoto, o presidente do Slow Food, Carlo Petrini lança o Projeto: “Futuro per Amatrice” (#unfuturoperamatrice)Os restaurantes que aderirem ao projeto colocarão no cardápio por pelo menos 1 ano, o prato típico de Amatrice, o spaghetti all'amatriciana e para cada Amatriciana vendida, serão doados 2 euros (um doado pelo restaurante e um doado pelo cliente). Os fundos serão pagos diretamente para a cidade de Amatrice. Saiba mais aqui e aqui.
"Em todo o mundo, através deste prato simbólico da história gastronômica de Amatrice, esperamos também disseminar os valores da solidariedade e da partilha da sua cultura agrícola a partir do qual ela surge." (Calos Petrini - presidente do Slow Food)

O Comune di Amatrice disponibilizou o código IBAN para transferências internacionais, saiba mais aqui. 


AMATRICIANA
Veja aqui a receita passo a passo para preparar Spaghetti ou Bucatini All' Amatriciana