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sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Leite condensado diet (sem açúcar) - Método tradicional


Essa receita rende aproximadamente 400 g de leite condensado diet (sem açúcar) 
20 g tem aproximadamente 34 kcal* 
*O resultado das calorias indicadas aqui dependerá do leite e do adoçante que for utilizado na receita.
Tempo de preparo: aproximadamente 60 minutos


INGREDIENTES:

1 litro de leite fresco (usei integral de saquinho) 
Adoçante culinário forno e fogão para o equivalente à 300 g de açúcar (consulte as especificações de conversão indicadas no rótulo do adoçante antes de usar)

OBS: Nesta receita eu testei com o adoçante forno e fogão a base de Sucralose - usei 30 g do adoçante (conforme especificações de conversão indicadas no rótulo)
1/2 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio (previne que a proteína do leite coagule e dá uma consistência mais cremosa no final) 

PREPARO:

Misture o leite e o adoçante em uma panela larga e alta  e leve ao fogo alto, mexendo sempre, até levantar fervura. 

Quando levantar fervura, acrescente o bicarbonato de sódio e coloque um pires de porcelana no fundo da panela (para evitar que o doce transborde durante o cozimento, o pires vai atuar como regulador de ebulição, evitando que o liquido se sobreaqueça e que a ebulição seja tumultuosa).

Continue mexendo até chegar no ponto de leite condensado. O segredo é mexer sempre.

Quando chegar no ponto de leite condensado, transfira o doce para uma vasilha e bata com a batedeira até esfriar. 
 Coloque em um pote e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de usar. 
Adquire consistência mais firme depois do tempo na geladeira.