Translate

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Brigadeiro - Meu segredo para um bom brigadeiro



Uma receita simples que todos no Brasil conhecem e sabem fazer é a do brigadeiro. Um docinho que não falta em nenhuma festinha.
Eu já fiz muitos brigadeiros e com o tempo fui aprimorando a minha receita, que hoje se tornou a oficial, a que preparo sempre para as festinhas da minha filha, preparo tudo na semana da festa e congelo. No dia da festa pela manhã, ou na noite anterior, retiro do freezer e coloco na geladeira. Retiro da geladeira 1 hora antes de serem servidos.

O que eu uso normalmente na minha receita:

1) Cacau em pó 100% cacau; 
2) Chocolate amargo ou meio amargo para confeitar (uso em raspas ou passado no processador);
3) uso sempre manteiga;
4) leite condensado de qualidade;
5) uma pitadinha de sal (caso a manteiga seja sem sal) - para realçar o sabor;
6) panela de fundo duplo - assim o risco de criar pelotinhas queimadas serão menores;
7) Mexer sempre - pode usar colher de pau (eu tenho uma que uso só para fazer doces), de bamboo ou de silicone;
8) Fogo sempre baixo/médio;
9) Não passo manteiga nas mãos para enrolar, pois os brigadeiros ficam mais engordurados e eu particularmente acho que influencia no sabor. Então, eu utilizo água gelada. Umedeço as mãos com água gelada e enrolo os brigadeiros. 


INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado

2 colheres (de sopa) de cacau em pó 100% cacau
1 colher (de sopa) de manteiga sem sal
1 pitadinha de sal
Chocolate amargo ou meio-amargo para confeitar (uso em raspas ou passado no processador)

PREPARO:

Em uma panela de fundo duplo, coloque o leite condensado, o cacau em pó, a manteiga e 1 pitadinha de sal. Misture tudo.
Leve ao fogo médio e deixe aquecer, sempre mexendo. 

Quando começar a engrossar, diminua o fogo. E sempre mexendo deixe até que a massa desgrude do fundo da panela.
Passe a massa para um prato untado com pouca manteiga. Deixe esfriar.
Enquanto a massa do brigadeiro esfria, prepare o confeito. Coloque no processador o chocolate amargo ou  meio-amargo e processe até ficar em grãos. Ou raspe caso queira um confeito com raspas de chocolate.
Depois de frio, passe as mãos em água gelada e comece a enrolar.  

Depois de enrolados, passe no confeito  e coloque nas forminhas com os "tapetinhos" de celofane por baixo dos docinhos.

Esses ai na caixa eu levei para uma amiga em uma visita que fiz a ela.


Se for congelar coloque-os em ema vasilha plástica com tampa (para não entrar umidade e não passar o cheiro de outros alimentos) e leve ao freezer.
 Os docinhos devem ser congelados já prontos e nas forminhas com os "tapetinhos" de celofane (para evitar que grudem nas forminhas no processo de descongelamento). Podem ficar no freezer por no máximo 3 meses.